quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visita de Estudo ao Festival MONSTRA




Os Professores de Educação Tecnológica foram com os alunos do 7ºAno visitar o Festival Monstra de Cinema de Animação.


O objectivo desta visita era permitir aos alunos contactarem com a Cinematografia actual, a linguagem e as componentes técnicas que concernem o Cinema de Animação, para depois aplicarem os conhecimentos adquiridos nos Projectos que estão a ser desenvolvidos na sala de aula.


Esta visita permitiu ainda aos alunos comparem a sua produção amadora, com o trabalho profissional, adquirindo aptidões para esta área artística, e aprofundando a sua cultura geral neste campo técnico-artístico.


O Cinema de Animação tem sido usado em contexto de sala de aula como uma componente prática, e ao mesmo tempo, divertida que fomenta nos alunos o reconhecimento das técnicas audiovisuais, tornando-os consumidores mais atentos, perante uma Sociedade onde os media dominam.


“Fornecer listagem de filmes que podem enriquecer a reflexão e acção do professor na sala de aula é apenas um estímulo inicial. Conduzir a análise e a crítica colectiva sobre os principais temas apresentados/ vivenciados no cinema é indispensável.

Considerando que filmes são significativas fontes de conhecimento da realidade, uma vez que se propõem a fazer um recorte de determinados aspectos a serem retratados, focando uma trama que faz parte do seu enredo, analisar e discutir os seus conteúdos num conjunto de educadores, preferencialmente com o auxílio de um mediador, enriquece as diferentes visões que cada participante teve; alerta para detalhes que só alguns conseguiram captar e, também, acrescenta as diferentes visões e explicações de cada um, não apenas sobre o que foi visto/observado, mas sobre formas de utilizar tais conhecimentos na sua acção docente, no seu trabalho de formar alunos, não apenas com conteúdos cognitivos, mas também afectivos, emocionais, contribuindo para a formação em valores como caminhos para uma vida mais equilibrada e sadia.”
Dr.ª Joana Maria R. Di Santo

Sem comentários: