sexta-feira, 20 de junho de 2008

Glossário do Cinema de Animação

Acção real: Um retrato de movimento de pessoas reais e de coisas.

Persistência da visão (ou retiniana): A ilusão do movimento criado quando uma série de imagens imóveis pisca numa sucessão rápida.

Flipbook: Conjunto de folhas que contêm um desenho em cada uma e que ao passá-las parece que se movimentam.

Frame: Uma imagem do filme. São necessários 24 frames a cada segundo de tempo de projecção.

Praxinoscópio: Um dispositivo óptico dos primórdios da animação similar a um zoetrope mas que usa espelhos em vez das réguas.

Registo: O sistema que prende os desenhos, ou frames no lugar. Num flipbook, será a mão ou agrafo que mantêm os desenhos animados alinhados.

Rotoscópio: Uma ferramenta que permite ao realizador de desenhos animados seguir o frame da filmagem de acção real.

Taumatrópio: Um disco liso com um desenho diferente de cada lado. Quando o disco gira, os desenhos parecem misturar-se. O exemplo mais comum tem um pássaro de um lado e uma gaiola no outro.

Zootrópio: Um cilindro oco que contem uma tira de papel com uma sequência de imagens. Quando o cilindro gira, as imagens, vistas através das réguas regularmente espaçadas parecem mover-se.

Sem comentários: