sexta-feira, 20 de junho de 2008

Objectos Ópticos

o taumatrópio
A palavra taumatrópio significa “que se transforma em algo maravilhoso”. Quando fazes girar o taumatrópio, as duas imagens passam rapidamente à frente dos teus olhos, misturando-se numa única imagem.

Recorta dois círculos em cartolina com um diâmetro à escolha (7,5cm, por exemplo).Desenha agora as imagens e cola os discos de modo a que cada imagem fique numa face e invertidas.Coloca por fim os elásticos em buracos na parte lateral..Experimenta o efeito final do teu taumatrópio.
o folioscópio

Corta uma folha de papel A4 ao meio, segundo o comprimento; dobra-a ao meio, abre-a e faz um desenho na metade do papel mais afastada da dobra; coloca a outra parte por cima e faz o segundo desenho, no sítio correspondente, semelhante mas ligeiramente diferente. Enrola a folha de cima em torno do lápis. Passa o lápis rapidamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Os desenhos animar-se-ão.





o flip-book livros de animação

Corta papel cavalinho ou cartolina mais ou menos das dimensões 8 x 10cm. Faz o primeiro desenho numa das folhas, apenas na metade da direita e numera-as num dos cantos opostos. Coloca uma outra folha rigorosamente em cima da primeira e faz o segundo desenho, levemente diferente. Repete esta operação o número de vezes necessárias para a tua animação. Acerta-os todos e agrafa-os no lado contrário ao dos desenhos.


Sem comentários: